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Outubro Rosa: Alimentação Saudável!

26 de outubro de 2013

Alguns alimentos e hábitos de vida podem ser extremamente perigosos quando o assunto é recidiva do câncer ou também aparecimento do mesmo. O sedentarismo, consumo de açúcar e alimentos açucarados, consumo de gorduras ruins e alimentos gordurosos, sobrepeso ou obesidade e consumo de alimentação industrializada podem ser citados como um dos fatores que aumentam o risco do câncer.

 

Por isso é muito importante que nós mulheres (assim como todo mundo) cuidemos ao longo da vida da nossa alimentação, aliando sempre a bons hábitos. Algumas orientações são essenciais para a prevenção do câncer de mama, colo de útero e ovários:

 

– Fazer atividade física de 3 a 5vezes na semana por no mínimo 40 minutos. Esta recomendação evita o aparecimento de muitas doenças, além de reduzir os sintomas causados pelo estresse que também pode ser um fator estimulante do câncer na mulher.

 

– Consumir de 3 a 5 frutas variadas ao longo do dia;

 

– Consumir verduras e legumes variados 2 vezes ao dia (almoço e jantar);

 

– As frutas e verduras são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras capazes de fortalecer nosso corpo, evitar muitas doenças e “varrer” toxinas do nosso sangue;

 

– Consumir alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais (pães, arroz) importantes fontes de complexo B, melhoram a imunidade e auxiliam o intestino a eliminar através das fezes hormônios e toxinas;

 

– Manter um peso ideal evitando o sobrepeso e obesidade. As células de gordura produzem hormônios e substâncias nocivas a saúde, que aumentam o risco do aparecimento o volta do câncer;

 

– Consumir alimentos ricos em gorduras boas como peixes (uma vez por semana), castanhas, azeite de oliva, linhaça, chia, abacate e coco. Estes alimentos também são excelente fonte de substancias antioxidantes que protegem nosso corpo contra a ação e crescimento de células cancerígenas;

 

Beber água dentro das recomendações diárias (aproximadamente 2 litros por dia);

 

– Evitar alimentos industrializados (enlatados, embutidos, congelados), ricos em conservantes e corantes artificiais, que são substâncias estranhas e tóxicas ao nosso organismo;

 

– Evitar frituras e gorduras na alimentação. As gorduras ruins podem desregular o sistema endócrino feminino e com isso aumentar riscos.

 

Utilizar o que a natureza nos oferece e tornar tudo isso aliado à nossa vida é um passo muito importante para garantir uma saúde plena. Isso tudo é válido para mulheres que também estão passando pelo tratamento do câncer de mama, útero ou ovário uma vez que a alimentação saudável, fortalece o sistema imunológico, protegendo assim o corpo contra a agressão do tratamento químico e medicamentoso. Comer saudável é o melhor remédio!

 

 

Helouse Odebrecht

Nutricionista Voluntária Rede Feminina Blumenau

Outubro Rosa: Junte-se a nós e apoie esta causa!

Beijos,

Gabi.


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