Moda Posthaus


Breezy Dress: O vestido do momento  
3 blusas para investir  
Vestido com Tênis  
Tule e Transparência  
VESTIDOS POSTHAUS 2021 >



Outubro Rosa: Qualidade de Vida e Prevenção do Câncer!

19 de outubro de 2013

A qualidade de vida resulta de nosso estilo de vida. Um bom estilo de vida significa cultivar hábitos saudáveis como: não fumar, beber com moderação, se alimentar de forma adequada, dormir bem, exercitar o corpo, ter pensamentos positivos, evitar o estresse, ter atitude de respeito à vida praticando a prevenção. O nosso estilo de vida pode reduzir em 85% os casos de câncer.

 

O câncer resulta de alterações que determinam um crescimento celular desordenado, não controlado pelo organismo e que compromete tecidos e órgãos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2012, o câncer de mama causou 12.800 mortes/ano e os casos novos foram 52.000. Com relação ao câncer de colo uterino, há 26 anos os índices se mantém com 5.000 mortes/ano e 17.000 casos novos.

 

O diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero e os cuidados preventivos são as melhores formas de controle da doença.

 

Para o câncer de colo de útero, o diagnóstico é feito pelo exame de Papanicolau, geralmente anualmente. A colposcopia, biópsia e captura híbrida são exames complementares. O mais importante fator de risco é o vírus HPV (95%), transmitido pelo contato sexual. Também, o início precoce da vida sexual, múltiplos parceiros, infecções ginecológicas crônicas, nível sócio econômico baixo, são fatores de risco.

 

Mulheres com idade (entre 40 e 69 anos); que tiveram menstruação precoce, menopausa tardia, antecedente familiar (parentes de primeiro grau), reposição hormonal, obesidade, sedentarismo, alcoolismo estão dentro dos  fatores de risco do câncer de mama. Quanto ao diagnóstico é importante que se realize a mamografia anual, após os 40 anos, ou antes (se há antecedente familiar ou alterações na mama). Ultrassonografia e ressonância magnética são métodos complementares. O autoexame deve ser realizado cinco dias após o término da menstruação, uma vez ao mês.

 

 

Gladys Rosane Thomé Vieira

Voluntária do Setor Educacional

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau

Outubro Rosa

Outubro Rosa: Junte-se a nós nessa causa!

Beijos,

Gabi,


Tags: , , , , .


Compartilhe



Confira Também